Jornalismo da UCPel forma primeiro aluno com downtitulo

Um sorriso no rosto e a emoção de estar próximo ao fim de um ciclo na vida acadêmica. Para o estudante de Jornalismo na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Gustavo de Oliveira Bicca, não foi diferente. Na sexta-feira (14), o acadêmico, conhecido como Guga, apresentou o trabalho de conclusão de curso (TCC).
Com o tema “Representatividade da Síndrome de Down nas mídias de massa�, Guga recebeu nota 10 da banca avaliadora. No trabalho, o estudante explorou a forma como a síndrome de down é retratada na televisão, através de filmes e reportagens, e como afeta a percepção do público a respeito da síndrome.
O primeiro estudante com síndrome de down a se formar em Jornalismo na UCPel, conta que, apesar dos obstáculos, preconceitos e limitações sociais de sua trajetória, seguiu firme para alcançar o objetivo e mostrar quanto era capaz. “Quando eu entrei na faculdade, meu sonho era ter uma experiência moderna, uma renovação, uma coisa que alimentasse a mim para dar espaço para todos. Eu reagi lutando até o fim�, afirma Guga.
Durante a graduação, Guga pôde contar com o apoio da família, amigos, médicos, professores e aulas de reforço com a jornalista Ana Viegas. Segundo acredita, o aluno amadureceu durante a faculdade, o que o ajudou a entender o contexto e pesquisar sobre um tema de tanta relevância. “Ele questionava a questão dos downs estarem sempre dançando, atuando, ou serem usados como personagens de propaganda, como se eles não tivessem uma condição intelectual de ir mais longe� diz.
No Brasil, segundo dados do censo de 2010, existem cerca de 270 mil pessoas com síndrome de down. Dentre elas, 50 estão ou já se formaram no ensino superior. A mãe de Guga, Marilene Bicca, destaca a importância da inclusão e do estímulo para o desenvolvimento do filho. “Nós é que impomos, na sociedade, os limites para eles. O sonho de cada um tem que ser alcançado, somos diferentes e temos que buscar o nosso caminho�, completa.
Como jornalista, Guga pretende seguir em busca de mostrar que as diferenças são normais, e que todos são capazes. Dentre os planos futuros, tem interesse em diversas áreas, como marketing e telejornalismo. Ainda cita o desejo de desenvolver uma Organização Não Governamental (ONG) de apoio a pessoas com down, e abrir uma combinação de cafeteria com jornal impresso.
Redação: Tamires Brum
Edição: Piero Vicenzi